Assembleia Legislativa

12┬║ Drive-Thru da Reciclagem reflete o compromisso de Campo Grande com a sustentabilidade e a educação ambiental

Por PH em 09/06/2024 às 09:32:45
Divulgação

Divulgação

A Avenida Afonso Pena foi mais uma vez o cen├írio de um movimento transformador que une sustentabilidade, solidariedade e educação em um só evento. Organizado pelo Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), startup Du Bem Sustent├ível e demais parceiros do setor público e privado, a 12┬¬ edição do Drive-Thru da Reciclagem, que aconteceu entre os dias 6 e 8 de junho, foi marcada pela adesão dos moradores da Capital, que além de descartarem corretamente os resíduos, participaram de oficinas sobre pr├íticas sustent├íveis.

A diversidade de materiais recolhidos foi not├ível: desde eletrodomésticos e eletrônicos antigos até garrafas pl├ísticas, papelão, pilhas, vidros, medicamentos vencidos, óleo de cozinha usado, latinhas de metal entre outros. Cada item descartado corretamente representa um passo crucial na jornada para um futuro mais verde e consciente. A iniciativa não só reduz a quantidade de lixo nos aterros sanit├írios, como também contribui para a economia circular, transformando o que seria lixo em novos recursos.

O Drive-Thru da Reciclagem também mostrou o espírito solid├írio dos campo-grandenses. As doações de roupas e calçados para a 8┬¬ Campanha do Agasalho do FAC serão fundamentais para apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade social.

A moradora do bairro Tiradentes, Lourdes Romeiro, 67 anos, que levou até o evento roupas e calçados, destacou que o Drive-Thru da Reciclagem é uma excelente oportunidade para ajudar quem mais precisa e contribuir para a preservação do meio ambiente.

"Essa é a primeira vez que eu participo do Drive-Thru da Reciclagem, mas eu costumo fazer as doações de roupas em boas condições de uso sempre, j├í é algo que eu pratico desde que minha filha era pequena. Além disso, pensando na preservação do meio ambiente, também separamos o lixo para a reciclagem no meu condomínio", afirmou.

E enquanto o próximo Drive-Thru da Reciclagem que ser├í realizado entre os dias 24 a 26 de outubro não chega, a população pode fazer o descarte correto de resíduos nos cinco ecopontos espalhados pela cidade, no bairro Nova Lima, no bairro Panam├í, no bairro Noroeste, bairro União e no bairro Moreninha.

Educação que transforma

Durante a 12┬¬ edição do Drive-Thru da Reciclagem, a oficina de Descarte Adequado de Resíduos Sólidos, ministrada pelo engenheiro-agrônomo do FAC, Gilson Silveira, mostrou na pr├ítica como a educação ambiental é o pilar para o combate às mudanças clim├íticas.

Durante a visita dos estudantes da Escola Municipal Pe. Heitor Castoldi, a prefeita Adriane Lopes, destacou que a conscientização ambiental praticada hoje, ser├í repercutida nas gerações futuras.

"Aqui na oficina voc├¬s estão tendo a oportunidade de entender como as nossas atitudes hoje, ao preservamos os recursos naturais e realizarmos os descartes de resíduos de forma correta, serão significativas na vida de voc├¬s e das próximas gerações", disse.

"É emocionante ver como nossa comunidade se mobiliza para ajudar o próximo enquanto cuida do nosso planeta. E destaco ainda, as oficinas que o Fundo de Apoio à Comunidade promoveu com os alunos do ensino público, sempre digo que a educação gera transformação, e a transformação gera cultura ", comentou Adir Diniz, coordenadora-geral do FAC.

O evento também contou com a oficina de reaproveitamento de alimentos, ministrada pela chef Eva Galvão. Durante o curso, as alunas aprenderam como fazer comida com cascas e talos de alimentos, como produzir o nhoque a partir da biomassa de banana, além da bebida tepache, conhecida como refrigerante caseiro.

A moradora do bairro Novo Samambaia, Cristiane Rojas de Queiroz, 33 anos, destacou que a melhor parte do curso foi aprender como reaproveitar os alimentos que j├í fazem parte do seu dia a dia. "Aprendemos a reutilizar as comidas que não são caras, que são acessíveis para nós donas de casa e que conseguimos comprar. Todas as minhas colegas ficaram satisfeitas com a oficina e gostaram muito da oportunidade de dar um novo destino a algo que antes era descartado", frisou.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Em 2017, Campo Grande aderiu a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustent├ível da Organização das Nações Unidas, subscrita pela República Federativa do Brasil, que visa promover mudanças positivas no mundo do futuro. Esses objetivos representam planos que todos os Estados-membros da ONU devem seguir para atingir algumas metas. Dentre elas destacam-se: erradicação da pobreza, promoção da prosperidade e bem-estar geral, proteção do meio ambiente e mitigação das mudanças clim├íticas.

A 12┬¬ edição do Drive-Thru da Reciclagem contempla a meta 4 (Educação de qualidade: essencial a promoção de uma educação inclusiva, igualit├íria e baseada nos princípios de direitos humanos e desenvolvimento sustent├ível); a meta 5 (Igualdade de g├¬nero); a meta 6 (├ügua pot├ível e saneamento: assegurar a disponibilidade e gestão sustent├ível da ├ígua e saneamento para todas e todos), meta 11 (Cidades e Comunidades Sustent├íveis) e a meta 12 (Consumo e produção respons├íveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustent├íveis).

Também ser├í contemplada a meta 15, que tem como objetivo proteger, recuperar e promover o uso sustent├ível dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustent├ível as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade. Ao todo, são 17 objetivos que compõem os ODS atualmente.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comunicar erro
Governo Agro

Comentários

Canal 73