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Comit√™ da Rota Bioceânica apresenta avanços e debate os desafios do corredor log√≠stico

Por PH em 07/06/2024 às 10:34:59
Divulgação

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O Comit√™ Estadual da Rota Bioceânica (CEG ROTA) realizou na quinta-feira (6) sua primeira reunião ordin√°ria para debater assuntos relacionados a estruturação e governança da nova rota logística que vai ligar os oceanos Atlântico ao Pacífico.

O andamento das obras do corredor bioceânico, os avanços da Ponte Internacional que liga Porto Murtinho a Carmelo Peralta e tem mais de 50% executada, o acesso de 13,6 km do lado brasileiro ligando a BR-267 à obra e o centro alfandeg√°rio, que deve ter início em dois meses, e o desenvolvimento das estradas essenciais do lado paraguaio, foram algumas das pautas do dia.

Os desafios para implementação da Rota, como a questão aduaneira, os gargalos logísticos, econômicos e ambientais e plano gestor para desenvolvimento das cidades impactadas também foram tratados entre os participantes.

A reunião foi presidida pelo secret√°rio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Ci√™ncia, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, e contou com a participação das entidades que compõem o comit√™ como Sebrae, Faems, DNIT, OCB, SEAD, Sejusp, PGE, Fiems, Fecomércio, Assomasul, UEMS, Setlog, Famasul, Prefeitura de Campo Grande, Secretaria de Saúde, entre outros.

O Comit√™ foi instituído por meio de decreto do governador Eduardo Riedel, no início do ano e é respons√°vel por estabelecer diretrizes, governança e desenvolvimento da Rota no Estado, com políticas, ações e iniciativas sustent√°veis que "propiciem avanços regionais multidimensionais e estimulem investimentos, conectando o Mato Grosso do Sul e o Brasil e outros países".

O titular da Semadesc destacou que dada a relevância estratégica que a Rota Bioceânica tem no desenvolvimento no futuro de Mato Grosso do Sul representando uma mudança geopolítica e econômica o Governo colocou o projeto como priorit√°rio.

"O governador Eduardo Riedel tem destacado isso em toda captação de investimento, do ambiente competitivo do Estado que é ser a Porta da Rota Bioceânica. Por isso criamos um comit√™ específico, primeiro para internalizar em todos os entes estaduais, que todas as secretarias possam exatamente conhecer o impacto da rota e obviamente possam dentro do seu segmento buscar executar ações para sua implementação", comenta Verruck.

Paulo Henrique Leitão, presidente do Consórcio Pybra - respons√°vel pela construção da ponte -, destacou que ao final de maio mais de 50% da obra da ponte dos dois lados estava concluída. São mais de 150 trabalhadores diretos e cerca de 450 indiretos.

J√° o superintendente do DNIT em Mato Grosso do Sul, Euro Varanis, falou sobre a construção do acesso de.13,6.km que liga a BR-267 até a ponte Internacional. Segundo ele a obra de pouco mais de R$ 472 milhões j√° est√° licitada e a previsão é de que tenha início até agosto.

Participação

O encontro contou com a presença do secret√°rio de Estado de Obras, Hélio Pellufo, de Assist√™ncia Social e Direitos Humanos, Patrícia Cozzolino, o secret√°rio-executivo de Desenvolvimento Econômico da Semadesc, Rogério Beretta, que puderam ver quais os impactos que a Rota trar√° aos municípios e nas regiões e elaborar ações dentro das pastas.

Outro ponto foi trazer para dentro da discussão da Rota, o setor privado. "Tivemos hoje também a participação de v√°rias instituições do setor privado. Então acho que esse é o objetivo principal", completou.

O secret√°rio ainda enfatizou que o CEG Rota ter√° reuniões ordin√°rias, sendo que a próxima vai acontecer em novembro. "Vamos aprofundar em cada um desses temas para exatamente como é que o Mato Grosso do Sul possa maximizar seu aspecto de desenvolvimento econômico e social em relação a implantação da Rota Bioceânica", finalizou.

Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc
Fotos: Mairinco de Pauda

Fonte: Assessoria de Imprensa

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