Canal 73

NOVA DATA PARA AUDIÊNCIA DA TARIFA ZERO

Por PH em 12/04/2024 às 08:17:12
Divulgação

Divulgação

A audiência pública que discutirá a Tarifa Zero no transporte coletivo urbano de Campo Grande teve sua data remarcada devido à visita do presidente Lula à cidade. Inicialmente programada para amanhã, 12/04, na Câmara Municipal, o evento agora ocorrerá na segunda-feira, 29/04.

Convocada pela vereadora Luiza Ribeiro, por meio da Comissão Permanente de Mobilidade Urbana, a audiência tem como objetivo debater a atual situação do transporte coletivo urbano da capital e apresentar modelos e experiências de Tarifa Zero em outros municípios.

Luiza Ribeiro ressalta que o transporte é uma das principais despesas das famílias brasileiras, e mesmo com subsídios, Campo Grande possui uma das tarifas mais caras do país. A gratuidade no transporte coletivo surge como uma solução para ampliar o acesso à cidade de forma sustentável.

"A discussão em Campo Grande sobre a tarifa zero é necessária e pertinente que aconteça neste ano, que é ano eleitoral, onde o transporte público é uma das maiores reclamações da cidade", afirma a vereadora.

A parlamentar ressalta também que é um desafio que serviços públicos concessionados sejam fiscalizados pela prefeitura de forma adequada, inclusive relativamente ao transporte coletivo urbano. "Uma investigação judicial em curso já indicou lucros excessivos e a violação por parte do Consórcio Guaicurus de mais de 20 cláusulas contratuais. Perícia ordenada pelo juiz também constatou lucros exorbitantes, prejudicando a cidadania das pessoas, a economia e o desenvolvimento de Campo Grande", diz Luiza.

A experiência de mais de 105 municípios brasileiros, como Maricá/RJ, Euzebio/CE e Costa Rica/MS, demonstra que é possível desenvolver um programa de Tarifa Zero adaptado à realidade de cada cidade. A audiência pública será uma oportunidade para discutir e buscar soluções para aprimorar o transporte coletivo em Campo Grande.

Paulo Victor
Assessoria de Imprensa da Vereadora

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comunicar erro
Governo Agro

Comentários

Assembleia Legislativa