Canal 73

Sai a primeira "Historia da fundação de Mato Grosso do Sul"

Por PH em 04/04/2024 às 18:35:09
Divulgação

Divulgação

O jornalista Sergio Cruz vai autografar na próxima quarta-feira (dia 10), edição de seu livro "História da Fundação de Mato Grosso do Sul", trabalho de jornalismo histórico, elencando na linha do tempo, os fatos que levaram à divisão de Mato Grosso.

A obra, com 312 páginas, segue toda a trajetória do movimento separatista, desde as primeiras ideias de mudança da capital de Cuiabá para Corumbá, ventilada desde o final da guerra do Paraguai até a promulgação da primeira constituição de Mato Grosso do Sul, em 1979.

Subsidiado por jornais da época, livros de historiadores consagrados e memorialistas, Sergio Cruz disponibiliza informações de importância para complementação da história do estado nascente, desde 1870, registrando episódios pouco estudados, como o papel dos maragatos Bento Xavier e Barros Cassal no processo divisionista e a resistência dos cuiabanos, que retardou o processo de emancipação do Sul por mais de um sáculo.

Esta edição espacial, pósfaciada pelo deputado e professor de História, Gerson Claro, presidente da Assembleia Legislativa, comemora os 45 anos da primeira carta magna do novo Estado, da qual o autor foi um dos seus 18 subscritores, na condição de líder da oposição.

A capa é ilustrada com "O Sopro", obra de Humberto Espindola, alusiva à criação de Mato Grosso do Sul.

"História da Fundação de Mato Grosso do Sul" é o primeiro livro de Sergio Cruz, editado depois de sua eleição para a Academia Sul-mato-grossense de Letras e posse no Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul.

Data: 10 de abril (quarta-feira)

Horário: das 8 as 11 da manhã

Local: saguão da Assembleia Legislativa

Comunicar erro
Governo Agro

Comentários

Assembleia Legislativa