Camara municipal

Crianças de 10 a 11 anos serão as primeiras a vacinar contra dengue

O Ministério da Saúde iniciou nesta quinta-feira (8) a distribuição das vacinas contra a dengue.

Por PH em 09/02/2024 às 08:44:09

Distrito Federal e Goi√°s j√° receberam doses

O Ministério da Sa√ļde iniciou nesta quinta-feira (8) a distribuição das vacinas contra a dengue. A pasta informou ainda que o lote inicial ser√° destinado à imunização de crianças de 10 a 11 anos.

A previsão é que os 521 munic√≠pios, selecionados para realizar a imunização, recebam as doses para vacinar essa faixa et√°ria até a primeira quinzena de março.

Segundo o ministério, a vacinação ir√° avançar para outras idades assim que forem sendo entregues novas doses pelo fabricante da Qdenga, até alcançar todo o p√ļblico-alvo de 10 a 14 anos.

"O in√≠cio da vacinação por essa faixa et√°ria [10 a 11 anos] é uma estratégia que permite que mais munic√≠pios recebam as doses neste primeiro momento, diante do quantitativo limitado de vacinas disponibilizadas pelo laboratório fabricante. A escolha pelo in√≠cio da imunização nas crianças de 10 a 11 anos também é baseada no maior √≠ndice de hospitalização por dengue dentro da faixa et√°ria de 10 a 14 anos", diz o ministério, em nota.

O primeiro lote tem 712 mil doses que irão atender 315 munic√≠pios em Goi√°s, na Bahia, no Acre, na Para√≠ba, no Rio Grande do Norte, em Mato Grosso do Sul, no Amazonas, em São Paulo, no Maranhão e no Distrito Federal.

O Distrito Federal e Goi√°s j√° receberam as doses. Os demais receberão nos próximos dias. No Distrito Federal, a vacinação ter√° in√≠cio nesta sexta-feira (9).

"Com o recebimento das 6,5 milhões de doses dispon√≠veis pelo laboratório em 2024, o Ministério da Sa√ļde garantir√° a vacinação de todo o p√ļblico-alvo, de 10 a 14 anos, nos munic√≠pios selecionados, ao longo dos próximos meses, de forma progressiva".

Os principais sintomas da dengue. Foto: Arte/EBC
Arte/EBC

Edição: Carolina Pimentel


Den√ļncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Voc√™ ser√° direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estar√° dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração p√ļblica, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conte√ļdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conte√ļdo alvo de sua manifestação.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
governo combate

Coment√°rios

Assembleia Legislativa