Banner

Prefeitura empossa membros titulares e suplentes do Comitê Gestor do Aplicativo Todos no Ônibus - COMTODOS

Por PH em 02/02/2024 às 01:08:42
Divulgação

Divulgação

A Prefeitura de Campo Grande deu posse na tarde desta quarta-feira (01), aos membros titulares e suplentes do Comitê Gestor do Aplicativo Todos no ônibus COMTODOS, ferramenta que tem como objetivo facilitar o acesso de pessoas com deficiência visual, mobilidade reduzida ou que utilizam cadeiras de rodas usuárias do transporte público da Capital.

O aplicativo possui respostas audíveis aos toques e transcrição dos textos em áudios para deficientes visuais. O sistema foi desenvolvido pela Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) em conjunto com a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e o Consórcio Guaicurus.

Vanderley Rodrigues da Silva, integra o Comitê Gestor como titular representante da Associação dos Deficientes Visuais de Mato Grosso do Sul e aponta que o grupo é fundamental para debater e viabilizar ações que ampliam o atendimento do transporte público aos usuários com deficiência visual ou baixa visão. "É uma ideia muito boa, tem nos ajudado muito e nós que vamos tomar posse, queremos trabalhar ainda mais nesse sentido e causa para que seja cada vez mais melhorado. Esse aplicativo nos dá um grande apoio, melhora a qualidade de vida da pessoa com deficiência e garante o direito de ir e vir", aponta Vanderley, que é PCD e também usuário do aplicativo.

"Promover a inclusão na cidade é uma aprendizagem colaborativa, todos nós trabalhamos juntos para superar desafios e alcançar objetivos comuns. Essa é uma realidade que queremos refletir em nossa gestão. Quero parabenizar todos vocês que tomam posse de um comitê tão importante para nossa cidade, que assegura direitos e garante qualidade de vida", disse a prefeita Adriane Lopes.

Para utilizar o serviço, o cidadão deve estar com os dados pessoais atualizados no Consórcio Guaicurus, baixar o aplicativo "Todos no Ônibus", fazer o login pelo CPF e acessar o aplicativo em raio de até 50 m de distância do ponto de ônibus e escolher a linha que irá utilizar.

O serviço é em conformidade com a Lei Nº 13.460 de junho de 2017 que dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.

O Comitê Gestor do Aplicativo Todos no ônibus "COMTODOS", foi criado pelo Decreto nº13.850 de 10 de abril de 2019, publicado no Diogrande nº 3de 11 de abril de 2019, conforme acordo de Cooperação Técnica nº 03 de 4 de dezembro de 2018 e tem como objetivo promover ações coordenadas de Gestão da Ferramenta de acessibilidade ao transporte coletivo, por meio do aplicativo, definido, deliberando e coordenando Politicas Públicas de acessibilidade no transporte público com uso da referida ferramenta, além de controlar a qualidade e a satisfação dos usuários com qualquer deficiência que seja.

O grupo é composto por oito instituições sendo quatro representantes dos órgãos públicos e quatro representantes do setor privado. A gestão tem o mandato de 02 anos a contar de 24 de novembro de 2023, ou seja, para o biênio 2023/2025.

Empossados

Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande – Agereg
Titular: Adriano Hany Reis Isoud
Suplente: Fredemil Pacheco Brautigam

Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação – Agetec
Titular: Paulo Fernando Garcia Cardoso
Suplente: Luiz Cezar Ribeiro

Agência Municipal de Transporte e Trânsito – Agetran
Titular: Luiz Carlos Alencar Filho
Suplente: João Carlos dos Santos

Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos – SDHU
Titular: Joel Lídio Faustino
Suplente: Samuel Ferreira de Souza

Consórcio Guaicurus
Titular: Ritiane Aparecida Martines
Suplente: Robson Luís Strengari

Associação dos Deficientes Visuais de Mato Grosso do Sul – ADVIMS
Titular: Vanderley Rodrigues da Silva
Suplente: Nivaldo Oliveira dos Santos

Instituto Sul-mato-grossense para cegos Florisvaldo Vargas – Ismac
Titular: Maria Edivanda Diniz Aires
Suplente: Josiane Pereira dos Santos

Associação de Mulheres com Deficiência de Mato Grosso do Sul – AMDEFMS
Titular: Elisa da Luz
Suplente: Sandra Fernandes da Silva

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comunicar erro
ana

Comentários

Tribunal