Camara municipal

Desconto previdenci√°rio dos servidores aposentados foi tema na tribuna da ALEMS

Por PH em 07/12/2023 às 11:14:09
 Foto: Wagner Guimarães

Foto: Wagner Guimarães

O presidente do Sindicato dos Policiais Penais de Mato Grosso do Sul (Sinsap/MS), André Luiz Garcia Santiago, utilizou a tribuna em nome dos servidores estaduais aposentados. "Cumprimento os deputados desta Casa de Leis, e represento esse grupo de suma import√Ęncia para Mato Grosso do Sul, os aposentados. A Emenda Constitucional 103, de 2019, mudou todo o regramento b√°sico da previd√™ncia brasileira, e o Estado de Mato Grosso do Sul aplicou a emenda baseado no excedente do sal√°rio m√≠nimo e a Lei complementar 274 instituiu a alteração no √≠ndice, que fez uma oneração enorme nos gastos e proventos dos aposentados do Estado", explicou.

"Também diminuiu o teto do regime geral de previd√™ncia, fazendo com que esses servidores tivessem essa carga enorme em contribuir com 14% de seus sal√°rios, e isso diminuiu a qualidade de vida. O movimento iniciou independente, mas eu fui tocado pelos servidores que chegaram ao sindicato me procurando. A maioria dos estados se preocuparam em fazer alguma alteração, alguns de acordo com o sal√°rio, por exemplo", informou Santiago.

O presidente do Sinsap ainda explicou a consequ√™ncia após a aprovação do novo √≠ndice de recolhimento nos sal√°rios. "Tiveram que fazer malabarismos e hoje pedem socorro, tem procurado o sindicato, feito esse movimento independente que é muito bonito. Precisamos sim, nesse momento, dialogar com a liderança dos movimentos e amadurecer com os deputados, e o Governo do Estado, que sempre atendeu os servidores. Esse é o momento de caminharmos juntos e resolver esse problema", concluiu.

O deputado Lidio Lopes (Patriota) parabenizou a fala na tribuna. "Pauta importante, nesta Casa de Leis houve dois momentos que não foram f√°ceis. Fui totalmente contra a al√≠quota de desconto pois sabia que ia chegar a hora de ver o que acontece agora. Outro momento, foi a questão previdenci√°ria que mudaria o teto do desconto. Hoje passam dificuldade, estamos acompanhando diariamente. Apresentei emenda para que o teto em Mato Grosso do Sul fosse de tr√™s sal√°rios m√≠nimos. Vamos trazer para esta Casa, rediscutir e melhorar esse teto. Contem comigo", declarou.


Durante a sessão plen√°ria (6), os deputados Junior Mochi (MDB), Pedro Kemp (PT) e Zeca do PT (PT) também se manifestaram a favor de reunião junto ao Governo do Estado para deliberar sobre o tema, para que cheguem a um √≠ndice maior de desconto, e um teto maior, para que não continue incidindo para quem ganha o correspondente a um sal√°rio m√≠nimo.

Fonte: https://amaralinforma.blogspot.com/

Comunicar erro
governo combate

Coment√°rios

Assembleia Legislativa