Plenário Oliva Enciso da Câmara Municipal de Campo Grande se tornou palco de debate sobre o crescente problema de furtos de fios de cobre na cidade. O vereador Professor André Luis, preocupado com a situação, propôs uma audiência pública com o tema: "Soluções para comercialização e fiscalização da venda dos fios de cobre". A audiência foi secretariada pelo vereador Zé da Farmácia, presidente da Comissão Permanente de Meio-Ambiente, sendo a segunda audiência sobre o tema este ano, após uma realizada em maio.
Durante a audiência, o vereador Professor André Luis enfatizou a importância de avaliar a eficácia do Decreto 15.707/23, assinado pela Prefeita Adriane Lopes no último dia 9. O decreto visa regulamentar a punição e intensificar as ações contra a aquisição, estocagem, comercialização, reciclagem, processamento e beneficiamento de materiais metálicos ferrosos sem comprovação de origem. O vereador destacou: "Temos que formar um grupo de trabalho que analise se o decreto está sendo cumprido e se está, de fato, trazendo resultados. Eu entendo que as políticas públicas devem ser voltadas a resultados."
Outro ponto enfatizado durante a audiência foi a necessidade de fiscalizações durante a madrugada. O vereador ressaltou relatos de moradores que indicaram que esse é o período de maior atividade dos responsáveis por esse tipo de furto. "As fiscalizações devem ocorrer também durante a madrugada. Já ouvimos diversos relatos de moradores comentando que esse é o período de maior atividade de quem comete esse tipo de furto", disse o vereador Professor André Luis.
A audiência contou com a participação de autoridades, especialistas em segurança, representantes de companhias de telecomunicações, além de membros da sociedade civil. O debate promoveu a busca por soluções eficazes para lidar com o problema dos furtos de fios de cobre em Campo Grande, visando a proteção do patrimônio público, a segurança dos cidadãos e manutenção de serviços essenciais.
Assista esta audiência pública na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=4Zt4aFOb4Fc
Assessoria de Imprensa do Vereador