Crianças e adolescentes t√™m acesso a tratamento especializado para minimizar efeitos de doenças respirat√≥rias

Por PH em 26/05/2023 às 08:44:58
Divulgação

Divulgação

Crianças e adolescentes atendidos na Unidade de Saúde da Saúde (USF) do Bairro Maria Aparecida Pedrossian agora t√™m acesso a atendimento especializado em fisioterapia respiratória. A iniciativa acontece através do Grupo "Respira AB", implementado em parceria com o curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com apoio do Nasf Universit√°rio A.

O tratamento, inédito no contexto das unidades b√°sicas e de saúde da família da Capital, contribui para evitar e reduzir internações e quadros mais graves de pacientes com sintomas respiratórios agudos e crônicos, o que o torna uma importante ferramenta de promoção e prevenção em saúde, sobretudo pelo momento atual de surto de casos respiratórios que a Capital vivencia.

Os atendimentos ocorrem semanalmente, às quartas-feiras, sob a supervisão da Prof¬™ Leila Foerster Merey, proporcionando tratamento em fisioterapia com o objetivo de minimizar os efeitos das doenças e sintomas respiratórios, melhorando a qualidade de vida das crianças acompanhadas e de seus familiares.

Durante as sessões, são realizadas orientações aos pais e cuidadores sobre medidas externas que podem ser adotadas, diminuindo o número de crises e ou a intensidade dos sintomas respiratórios.

Conforme a fisioterapeuta do Nasf Universit√°rio A, Datiene Rodrigues, tais ações demonstram a import√Ęncia do trabalho em conjunto da universidade com os serviços públicos de saúde, com benefícios importantes tanto para os estudantes quanto para a ampliação e qualificação das ações nos serviços de saúde.

"As atividades realizadas permitem que os pacientes sejam acompanhados próximo de suas casas, com apoio das unidades b√°sicas de saúde, diminuindo as dist√Ęncias percorridas para acessarem determinadas ações de saúde, reduzindo filas de espera, riscos de internações e melhorando sua qualidade de vida", destaca a fisioterapeuta.

Sessões de fisioterapia são realizadas na USF MAPE.

Parceria

Desde março deste ano, a unidade tem intensificado os atendimentos com a parceria do curso de Fisioterapia da UFMS. As atividades pr√°ticas são realizadas com a presença e supervisão de professores do curso, tendo o apoio da equipe da unidade e do Nasf.

São identificadas as necessidades do território que permitem intervenções como: ações educativas, tratamentos individualizados, domiciliares, atendimentos coletivos como o Grupo para Pacientes com Dores Crônicas acompanhados pelos professores do curso de Fisioterapia e profissional de Fisioterapia e Educação Física do Nasf (Sesau).

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comunicar erro
Governo do Estado

Coment√°rios

Assembleia Legislativa