Canal 73

Projeto prevĂȘ auxĂ­lio para quem cuida de pessoas com deficiĂȘncia

Por PH em 24/05/2023 às 09:42:07
Projeto, de autoria de Pedro Kemp, segue para análise da CCJR

Projeto, de autoria de Pedro Kemp, segue para análise da CCJR

Na sessão ordinĂĄria desta terça-feira (23), o deputado estadual Pedro Kemp (PT), 2Âș secretĂĄrio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), apresentou Projeto de Lei 147/2023, que autoriza o Poder Executivo a instituir o auxílio para cuidadores de pessoas com deficiĂȘncia em vulnerabilidade social, residentes no Estado, no valor de um salĂĄrio mínimo mensal.

O projeto considera cuidadores a mãe, o pai ou responsĂĄvel legal pela pessoa com deficiĂȘncia. E estabelece em vulnerabilidade os grupos familiares compostos pelo menos uma pessoa com deficiĂȘncia e um cuidador, que residam no mesmo local e não tenham renda bruta mensal superior a dois salĂĄrios mínimos.

O auxílio deverĂĄ ser pago ao cuidador que seja maior de 18 anos, não seja titular de benefício previdenciĂĄrio, assistencial, de seguro-desemprego, de programas de transferĂȘncia de renda federal, ressalvado o Bolsa-Família.

"Este projeto atende a necessidade de famílias com a impossibilidade de trabalho em razão de necessidade de dedicação integral à pessoa com deficiĂȘncia, sobretudo quando esta é severa e implica assistĂȘncia permanente", disse Kemp.

Comunicar erro
governo combate

ComentĂĄrios

Assembleia Legislativa