Canal 73

MS e Governo Federal assinam acordos de enfrentamento à violĂȘncia contra as mulheres

Por PH em 31/03/2023 às 20:04:35
Divulgação

Divulgação

O Governo de Mato Grosso do Sul e o Ministério das Mulheres assinaram nesta sexta-feira (31), em Campo Grande, termos de parcerias com o objetivo de combater a violĂȘncia contra as mulheres e desenvolver políticas públicas de qualificação profissional e pesquisas científicas com o protagonismo feminino. A solenidade aconteceu durante o Encontro Estadual de Gestoras "Somos e Somamos", que reuniu gestoras municipais de Políticas Públicas para Mulheres dos 54 municípios do Estado, do poder JudiciĂĄrio, e da sociedade em geral.

O governador Eduardo Riedel, durante a cerimônia no auditório do Bioparque Pantanal, considerou essencial a adoção de políticas públicas inclusivas para as mulheres com cursos de capacitação profissional, de incentivo ao estudo, pesquisa e inovação e o uso de tecnologias para combater a violĂȘncia contra as mulheres.

Se dirigindo à ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, presente ao evento, o governador declarou que no Estado não hĂĄ espaço para intolerância. "Esse é nosso compromisso, de fazer o combate", comentou.

Riedel destacou um pedido da ministra para ter uma atenção especial com as mulheres que moram nas regiões fronteiriças do Estado.

"Ela tem toda a razão em relação às nossas mulheres de fronteiras. O que assinamos aqui, pela Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, que jĂĄ tinha um trabalho de qualificação, capacitação e formação profissional das mulheres nas regiões de fronteiras, vai agora ser potencializado, com um centro".

Álvaro Rezende

Governador Eduardo Riedel e ministra da Mulher, Cida Gonçalves, assinaram acordos de enfrentamento à violĂȘncia

Com o objetivo de fomentar e valorizar o protagonismo das mulheres na pesquisa científica, no Estado do Mato Grosso do Sul, também foi assinado um convĂȘnio para a contratação de 32 projetos, no valor de R$ 3 milhões.

"Um edital inédito para repassar recursos para linhas de pesquisas, na qual as líderes dos grupos científicos, nas universidades ou em instituições, fossem mulheres. Nós temos um motivo muito claro para fazer isso. As mulheres na Inovação, CiĂȘncia e Tecnologia, com olhar que tem, merecem este destaque", completou o governador.

Riedel adiantou estudos no sentido de coibir violĂȘncia contra as mulheres e medidas protetivas com o uso de tornozeleiras eletrônicas para o monitoramento de criminosos.

Para a ministra Cida, a parceria é fundamental e estratégica. "Qualificar as mulheres da fronteira, novos mercados de trabalho com a Rota Oceânica e também empodera as mulheres para que elas não sofram violĂȘncia sexual e trĂĄfico de pessoas. Eu espero voltar e trazer mais recursos. Nós precisamos que o Mato Grosso do Sul seja exemplo e faça a diferença para o País - sempre foi - mas que seja referĂȘncia nacional [no combate a violĂȘncia contra a mulher]", afirmou.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comunicar erro
Governo Agro

ComentĂĄrios

Assembleia Legislativa