Camara municipal

Hospitalizações por covid-19 crescem em quatro estados

Por PH em 11/03/2023 às 16:54:48
Divulgação

Divulgação

Os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) - associados à covid-19 - mantiveram a tend√™ncia de alta j√° registrada nas últimas semanas no Amazonas e São Paulo e também apresentam tend√™ncia clara de aumento no Cear√° e no Rio de Janeiro.

É o que revelam informações divulgadas ontem (10) no último Boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os dados de 26 de fevereiro a 4 de março apontam, ainda, para sinais iniciais de aumento em Mato Grosso do Sul e no Par√°.

O avanço da SRAG por covid-19 - que gera hospitalizações - est√° mais associado a casos na população adulta. O InfoGripe também registra crescimento de casos entre crianças e adolescentes, mas não h√° uma associação viral clara, segundo o coordenador do boletim, Marcelo Gomes.

"Na Bahia, em Mato Grosso do Sul, no Paran√°, em Santa Catarina e, em menor escala, em São Paulo, existe aumento nos casos positivos para rinovírus nas crianças até 11 anos", disse o pesquisador, em texto divulgado pela Ag√™ncia Fiocruz de Notícias.

Vacinas

Ele destaca que o novo cen√°rio de crescimento reforça a import√Ęncia da campanha de vacinação iniciada no dia 27 de fevereiro pelo Ministério da Saúde, em que os grupos priorit√°rios j√° podem receber as vacinas bivalentes contra covid-19, atualizadas para conferir maior proteção contra a variante Ômicron.

Ao todo, 18 unidades da federação apresentam tend√™ncia de crescimento nos casos de SRAG, porém, apenas nas destacadas pelo estudo o movimento j√° pode ser considerado realmente uma expansão. No Amazonas, além da covid-19, as hospitalizações por SRAG também estão associadas a casos de influenza A.

Apesar disso, o boletim informa, também, que em Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goi√°s, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Par√°, Paran√°, Rio Grande do Sul e Santa Catarina h√° um crescimento de casos de SRAG concentrado entre crianças e adolescentes, que, até o momento, não se reflete na população adulta.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
governo combate

Coment√°rios

Assembleia Legislativa