Canal 73

Dois jogos abrem o Campeonato Sul-mato-grossense de Futebol 2023 neste domingo

Por PH em 22/01/2023 às 10:59:25

Vai começar o Campeonato Sul-mato-grossense de Futebol Profissional – Série A 2023. A competição tem início neste domingo (22) com dois jogos no interior, em Dourados e Costa Rica. O Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc) e Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte), é o principal apoiador do campeonato.

No Estádio Municipal Fredis Saldivar, o Douradão, o Dourados Atlético Clube recebe o Aquidauanense, às 15h30, em jogo válido pelo Grupo B. Já pela chave A, a primeira rodada terá o clássico da região norte: o Costa Rica enfrenta a SERC, de Chapadão do Sul, às 16h, no Estádio Municipal Laerte Paes Coelho, o Laertão, em Costa Rica.

Neste ano, o apoio financeiro do Governo aos clubes é de R$ 1.014.490,00. O recurso, proveniente do FIE (Fundo de Investimentos Esportivos), irá ajudar as equipes com despesas ao longo da competição, entre elas a hospedagem e alimentação dos jogadores e comissão técnica no jogos como visitante, taxa de arbitragem e custos com materiais esportivos, chegando até os uniformes usados nas partidas.

Conforme tabela oficial mais recente divulgada pela FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), a final do campeonato está prevista para 30 de abril. Ao todo, participam 10 equipes, divididas em dois grupos na primeira fase.

O Grupo A tem Costa Rica Esporte Clube (Costa Rica), Operário Futebol Clube (Campo Grande), Esporte Clube Comercial (Campo Grande), Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão (Chapadão do Sul) e Coxim Atlético Clube (Coxim).

Já a chave B é composta por Dourados Atlético Clube (Dourados), Aquidauanense Futebol Clube (Aquidauana), Operário Atlético Caarapoense (Caarapó), Novo Futebol Clube (Sidrolândia) e Ivinhema Futebol Clube (Ivinhema).

Na fase classificatória, todos se enfrentam dentro do grupo, em turno e returno. Os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas de final, indo depois à semifinal e final, com partidas de ida e volta. O sistema "mata-mata" volta ao Estadual após dois anos. O pior time de cada grupo na primeira fase será rebaixado.

O Operário, de Campo Grande, é o atual campeão. Neste ano, o vencedor e o vice-campeão representarão Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil em 2024. Na Série D do Campeonato Brasileiro, apenas o campeão estadual tem direito à vaga no ano que vem, segundo regulamento da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Veja abaixo a tabela oficial do campeonato:

Tabela oficial - Campeonato Sul-mato-grossense de Futebol - Série A 2023


Lucas Castro, Comunicação Fundesporte

Foto: Franz Mendes/Arquivo

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comunicar erro
governo combate

Comentários

Assembleia Legislativa